CONSULTORIA EM FRANQUIAS

 

Definição de Franquia

 

Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produto ou serviço, direito de uso de tecnologia e administração de um negócio, ou de um sistema operacional, desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

 

Objetivo da Consultoria

 

O Objetivo da consultoria em Franquias é compartilhar a nossa experiência, e expertise nesse sistema consolidado de distribuição de produtos e serviços. Ele não é apenas um sistema de sucesso, mas em muitos casos, pode ser considerada uma alternativa fundamental de crescimento, principalmente nesse difícil cenário de crise que vivenciamos atualmente.

 

A consultoria em Franquias tem duas vertentes de atuação; a primeira delas se refere às empresas que ainda não atuam no sistema de franquias, mas tem interesse em ingressar em uma nova oportunidade de crescimento empresarial. Para essas empresas desenvolvemos um trabalho de análise de viabilidade de Franquias, e na sequência desse trabalho elaboramos um minucioso documento apontando as correções que devem ser feitas, antes que seja feito o processo de formatação de franquias. A partir da finalização do estudo de viabilidade, desenvolvemos o projeto complexo, e detalhado de formatação de franquias.

 

A segunda vertente se refere à montagem de treinamentos personalizados para redes de franquias já instaladas. Nesse contexto desenvolvemos parcerias, customizando as necessidades de cada cliente, com as suas especificidades de negócio. Disponibilizamos uma flexibilidade muito grande com relação à realização desses treinamentos, podendo os mesmos serem efetuados também aos finais de semana (Sábados e Domingos).

 

Mercado de Franquias

 

Apesar da crise que o Brasil atravessa o sistema de Franchising tem se mostrado um seguro e consolidado. Entre 2001 e 2010 O mercado de franquias cresceu 9,15 acima do índice do crescimento do PIB conforme podemos observar na tabela abaixo.

Crescimento+Franquias+X+Crescimento+PIB.jpg

O Gráfico abaixo também elucida a diferença de crescimento entre o PIB e o sistema de franchising, no período de 2001 a 2013.

grafico.jpg

A baixo gráfico empregos do setor em 2017

Empregos no Setor de Franchising 2017.png

Evolução do Segmento de Franquias (Em Milhões de Reais)

Faturamento do Setor de Franchising 2017.png

 

Considerações Finais sobre o Sistema de Franquias

 

A opção por um Projeto de Franquias não deve ser feito em função de modismos, ou falsas expectativas. Ele deve estar fundamentado no modelo e sucesso do negócio, e na visão estratégica do crescimento da empresa. Portanto o tratamento que deve ser dado a um projeto de franquia deve ser de: Árduo trabalho, extrema seriedade, e minucioso planejamento. O Franchising nada mais é do que um canal de distribuição de produtos e serviços, e não uma poção mágica que transformará um negócio frágil em um case de sucesso.